Home             Missão            Equipa             Atividades             Concursos             I&D             Contactos

Coordenadores       Colaboradores       Embaixadores

 

OS COORDENADORES

FAjúnior

Licenciou-se em Arquitetura pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa (FA-UTL), em 1993, onde obteve o grau de mestre em Cultura Arquitectónica Contemporânea e Construção da Sociedade Moderna, em Julho de 1998. Em Abril de 2005, terminou o Programa de Doctorado en Urbanismo na Escuela Técnica Superior de Arquitectura de Barcelona (ETSAB), com a defesa da tese de doutoramento WWW.CIUDAD.CONSUMO – El Impacto de las Redes de Consumo en la reorganización del espacio urbano contemporáneo del Área Metropolitana de Lisboa, obtendo o grau de Doctora por la UPC (Universidad Politécnica da Cataluña). Desenvolveu investigação de pós-doutoramento sob o tema ACT_ Metamorfose e Transformação Urbana Contemporânea, em parceira com a ETSAB-UPC e a FA-UTL. Desde 1997 que é docente na FA, sendo membro do Departamento de Projeto de Arquitetura, Urbanismo e Design, na secção de Arquitetura onde tem leccionado sobretudo disciplinas de projeto. É membro permanente do CIAUD (Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design) desde Julho de 2006, tendo desenvolvido atividade de investigação científica (coordenação e colaboração) em diversos projetos, com diversas publicações nacionais e internacionais. Atualmente é coordenadora do Gabinete FAJúnior e coordenadora das ações promovidas pela Faculdade de Arquitectura no âmbito dos programas de verão na Universidade de Lisboa.

FRANCISCO

OLIVEIRA

arquiteto

Licenciou-se em Arquitetura pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa, em 1993. Pós-graduado em Arquitetura da Habitação, pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa, em 1999. Mestre em Arquitetura da Habitação, pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa (FA-UTL), com a dissertação subordinada ao tema: Os Novos Lugares de Habitar e as Formas de Apropriação Contemporâneas, aprovada em 2001. Obtenção do Diploma de Estudios Avanzados – DEA do Programa de Doctorado en Urbanismo na Escuela Técnica Superior de Arquitetura de Barcelona (ETSAB-UPC), em 2006. Em Outubro de 2008, obteve o grau de Doutor em Arquitetura na especialidade de Tecnologia e Gestão da Construção na FA-UTL, com a defesa da tese: O Chão da Cidade – O plano esquecido: A Arquitetura do Chão e a Formação de uma Impressão Digital Urbana, o caso de Lisboa.Foi membro do Senado da UTL, da Assembleia de Representantes da FA, Vice-presidente do Conselho de Escola da FA e Vice-presidente da FA. Publica em revistas nacionais e internacionais com revisão de pares e é membro efetivo do CIAUD. Presentemente lecciona, na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, unidades curriculares na área das tecnologias da arquitetura ao segundo e terceiro ciclo de estudos.

MIGUEL

BAPTISTA-BASTOS

arquiteto

Estudou no Liceu Gil Vicente, na Escola Secundária Artística António Arroio e na Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa, onde se Licenciou em Arquitetura. Trabalhou em diversos ateliers e teve gabinete próprio, projetando e executando diversas obras pelo país e não só. É docente da Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa desde 1998, onde leccionou desde sempre “Projeto de Arquitetura”, embora paralelamente tenha dado outras disciplinas, tais como “Cenografia”, “Cenografia e Exposições”, “Arquiteturas Efémeras”, “Requalificação das Áreas Costeiras” e “Requalificação Urbanística”. Atualmente lecciona o 4º Ano de Projeto. Fez provas de aptidão pedagógica e capacidade científica, mestrado e doutoramento. Tem efectuado ao longo dos anos de docência um trabalho paralelo de investigação em diversas áreas relacionadas com a arquitetura. Tem artigos publicados, nacional e internacionalmente; fez, faz, deu e dá palestras, workshops e outras atividades relacionadas com a docência. Coadjuva o centro de formação contínua da FA. É o coordenador científico do “Ciclo de Palestras da FA” e do “Ciclo de Cinema da FA”. É coordenador científico do núcleo de arquitetura do CIAUD (Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design da FA). Atualmente também coordena o Gabinete FAJúnior e as ações promovidas pela Faculdade de Arquitectura no âmbito dos programas de verão na Universidade de Lisboa.

MARGARIDA

LOURO

arquiteta