Home             Missão            Equipa             Atividades             Concursos             I&D             Contactos

                                                                                                      ARQUIbe

 

PROJETO DE INVESTIGAÇÃO

FAjúnior




UM PROJETO INOVADOR PARA POTENCIAR A RELAÇÃO DA ARQUITETURA, URBANISMO E DESIGN COM OS JOVENS E AS CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR.

O Projeto de investigação FA júnior inserido no Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design (CIAUD) corporiza a componente científica e experimental das atividades do Gabinete FA júnior. Este projeto de investigação vem integrar ações especificas para interagir com crianças e jovens de idades, naturezas e realidades distintas, procurando os melhores caminhos para a sensibilização para as questões da arquitetura, do urbanismo e do design, construindo estratégias pedagógicas eficazes para a formação jovem na construção do despertar de sensibilidades intelectuais e predisposições criativas que poderão ter (ou não) desenvolvimentos académicos posteriores. Trata-se efetivamente de pensar a “ensino” destas temáticas em contextos pré-universitários de tenra idade, criando estímulos para uma leitura sensível, crítica e criativa dos ambientes que as envolvem. A partir do estudo do ambiente construído em envolventes próximas e familiares, as crianças e os jovens percebem que podem intervir de forma significativa, alterando e melhorando esses espaços. Efetivamente, a partir de uma consciência embrionária de que tudo o que nos envolve é desenhado: os objetos que utilizamos, as casas onde vivemos, os livros que lemos, as ruas que percorremos, até às cidades onde vivemos, procura-se induzir processos de consciêncialização operativa no sentido de entender e potenciar estratégias aplicáveis em crianças e jovens na construção de uma maior aptidão critica e interventiva.